Você está em: Home » Notícias

 

Notica publicada em 10/09/11 às 04:12:22 hs

Cardápio saudável

Hábitos nutricionais saudáveis devem ser incorporados desde o momento da compra dos alimentos até a forma de prepará-los

Comer alimentos saborosos é um prazer do qual muitas pessoas não abrem mão. Em nome da saúde, no entanto, é necessário modificar alguns hábitos alimentares e selecionar melhor o que se coloca à mesa, sem, necessariamente, deixar de ingerir o que gosta.

A comida preparada em casa pode ser uma excelente maneira de seguir as recomendações para ter uma dieta alimentar saudável. Para preparar receitas saudáveis, é necessário ter ingredientes também saudáveis à mão. Por isso, adotar algumas práticas desde o momento de ir às compras pode ser determinante para seguir os novos hábitos de alimentação. Confira algumas dicas:



Além de escolher alimentos mais apropriados para uma alimentação balanceada, a forma de prepará-los também tem influência no organismo. Optar por assar e grelhar os alimentos, por exemplo, pode ajudar a reduzir os riscos de problemas de saúde em comparação com uma dieta baseada em frituras.

Alternativas
Apesar das vantagens de saber como a comida foi feita e quais temperos foram utilizados, nem sempre é viável preparar as refeições. Para não sair da rotina de bons hábitos na alimentação, é importante planejar-se para quando não tiver tempo para cozinhar.

Fonte: Sites Mayo Clinic, Well Blog New York Times.

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.