Você está em: Home » Notícias

 

Notica publicada em 08/07/13 às 11:21:26 hs

higiene do recém nascido

o que você faz na hora de limpar seu pequenino?

lembro-me bem de como era por aqui. todo dia o mesmo ritual: tira a fraldinha do bebê, limpa os excessos com um algodãozinho úmido,  enrola o corpinho numa toalha fralda, lava a cabeça, enxuga. lava o corpinho, enxuga, enrola e veste bem quentinho e aconchegado.

eu sempre aproveitava a hora de amamentar pra fazer o resto da higiene: limpar as orelhinhas (inclusive atrás), cortar as unhas, tirar aquele excesso de casquinha do no cabelo com um bom óleo (deixado previamente de molho) e uma massagem no cocuruto.

mas e a frequência da troca das fraldas? mudar a cada mamada, independente de ter fezes ou não, ou esperar o bebê fazer cocô para trocar?
pode limpar recém nascido com lencinho umedecido? ou é melhor limpar com algodão? devo umedecer com água ou com loção de limpeza?

pras mamães de primeira viagem, sabia que existe diferença da troca de fralda do menino pra da menina?

são tantas as dúvidas que passam na nossa cabeça ao nos deparar com um bebê tão novinho. e nós, ou com zero de experiência, ou sem aquela prática de outrora, às vezes nem sabemos de onde tiramos inspiração pra fazer tanta coisa tão diferente, uma seguida da outra.

é nessas horas que eu levanto as mãos aos céus e agradeço por existirem sites e blogs pra nos dar dicas bacanas e nos ensinar coisas que nunca poderíamos pensar que existiriam.

por exemplo, quando o benjamin ainda estava na barriga li em algum blog que, antes de hora de trocar a fralda, a mãe pingava umas gotinhas de água no pintinho do seu bebezuco pequetico, pra estimular que ele fizesse xixi ainda dentro da fraldinha antiga, pra depois limpá-lo e evitar, assim, aquele banho morninho (e desnecessário) de xixi.
adorei a dica coloquei em prática por muito tempo, até não precisar mais.

na fanpage da johnson’s baby recém nascido eu li que nas primeiras semanas de vida das meninas pode aparecer uma secreção vaginal transparente, branca ou até mesmo um pouco de sangue, mas que isso é normal e desaparece em poucas semanas.

e tem várias outras dicas por lá, não apenas de higiene, como de massagem, amamentação e sono. você pode curtir e compartilhar com seus amigos. é ótimo (eu leio uma atrás da outra, por serem curtinhas e diretas).



Fonte: www.potencialgestante.com.br