Você está em: Home » Notícias

 

Notica publicada em 14/10/13 às 09:47:17 hs

Comunique-se melhor

Sete sugestões para melhorar suas habilidades de conversação e convívio social

Conversar é uma atividade encarada diariamente pelas pessoas, mas, apesar de corriqueira, é um desafio para muitos que enfrentam dificuldades para expressar com clareza as próprias opiniões. Através de uma conversa, é possível aumentar o círculo de contatos e também aprofundar relações entre amigos e familiares. Dessa forma, aprimorar a própria desenvoltura em conversas é fundamental para o bom convívio social. A boa notícia é que algumas práticas podem ajudar a melhorar as suas habilidades de comunicação. Veja abaixo:

1. Leia

Sejam romances ou artigos jornalísticos, ler permite que você expanda seu vocabulário e melhore sua articulação. Isso sem contar as referências que você irá acumular na memória. Pode anotar a dica: pessoas que se comunicam bem são capazes de relacionar assuntos que leram em meio a conversas diárias.

2. Pratique

Encontre amigos ou familiares com quem você possa ter conversas longas e profundas. Tente relacionar-se e conversar com frequência com pessoas que você considere interessantes e inteligentes, para se manter sempre estimulado a melhorar o discurso. Quanto mais você se arrisca a opinar sobre temas complexos, mais depressa você tende a melhorar suas habilidades comunicativas.

3. Ouça

Bons comunicadores são, com frequência, também bons ouvintes. Comunicar-se bem, muitas vezes, não se trata apenas de falar frases eloquentes, mas também de mostrar interesse no que se está ouvindo.

4. Não interrompa

Todo mundo conhece alguém que vive interrompendo uma conversa, seja para dar uma opinião ou mesmo para completar as frases alheias. Não interromper é regra básica para demonstrar respeito e interesse pela conversa. Dessa forma, evite também ficar pensando no que você irá falar em seguida enquanto ouve. Como não é possível concentra-se nas duas coisas ao mesmo tempo, você acabará dando a impressão de desinteressado.

5. Esteja aberto a qualquer assunto

Evite guiar a conversa constantemente para assuntos de seu conhecimento e interesse. Mantendo a cabeça aberta, você transmite a imagem de ser uma pessoa agradável com quem discutir sobre qualquer assunto.

6. Cuide da linguagem corporal

Assim como o discurso, a maneira como você age diz muito sobre o que você está pensando durante uma conversa. Tente não cruzar os braços ou pernas ou desviar os olhos para longe, por exemplo, pois esses gestos passam a sensação de desinteresse e desconforto.

7. Seja você mesmo

Seja confiante sobre o que você fala e de que suas opiniões são pertinentes. O que torna uma conversa interessante são justamente as diferentes visões de cada um sobre o mesmo tema. Argumente a favor de suas ideias com convicção, mas sem tentar denegrir a opinião alheia ou se mostrar inflexível.



Fonte: www.unimed.com.br