Você está em: Home » Notícias

 

Notica publicada em 16/01/14 às 10:50:38 hs

Como garantir a seguranša dos pequenos

Confira dicas para tornar as brincadeiras infantis mais seguras nos parquinhos
Jogos e brincadeiras ao ar livre devem fazer parte da infância. O lazer em parques, praias e ruas facilita o convívio com outras crianças e estimula a movimentação corporal, itens fundamentais para a socialização e o desenvolvimento da coordenação motora das crianças.

As brincadeiras nos parquinhos são as preferidas pela maior parte dos pequenos que estão na faixa dos 4 anos. As atividades podem esconder perigos e, por isso, exigem atenção constante dos pais.


Escorregadores, gangorra e balanços são alguns dos brinquedos prediletos das crianças. Ficar atento ao estado em que os equipamentos se encontram e ao tipo de superfícies em que as crianças irão brincar são atitudes que podem ajudar a aumentar a segurança. Além disso, a supervisão de um adulto é sempre importante durante as brincadeiras dos pequenos. 

ONG Criança Segura disponibiliza em seu site várias dicas de prevenção de acidentes. Confira algumas atitudes voltadas aos pais para ajudá-los a evitar acidentes com os filhos em parquinhos: 

Lista: busque equipamentos apropriados para a idade da criança e oriente-a a usá-los; verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas; retire capuz e cachecol da criança antes de ela utilizar os equipamentos do parquinho; ensine regras de comportamento, como não empurrar e não se amontoar; observe se o parquinho está instalado em um piso que absorva o impacto, como gramados, areia e piso emborrachado; verifique se a separação das áreas ocupadas pelos pré-escolares e crianças maiores é segura.

Fonte: www.unimed.com.br