Você está em: Home » Notícias

 

Notica publicada em 04/06/14 às 08:24:28 hs

Deixe a caspa fora do seu inverno

Se você está no time dos que vivem com pontinhos brancos espalhados pelos ombros assim que o frio inicia, atenha-se a algumas dicas.

02 Junho 2014 - 

Deu-se início aos dias que antecedem o inverno e você já está sentindo aquele desconforto ocasionado pela dermatite seborreica (popular caspa)? Para muitos é isto mesmo que ocorre: uma sequência de dias frios é sinônimo de aparecimento de pontinhos brancos , seja no couro cabeludo, sobrancelha, orelha, virilha, face, nariz ou costas.  

Durante o inverno, os banhos quentes aceleram o processo natural de descamação da pele, o que dificulta o controle da caspa. Além da descamação, conhecida por gerar constrangimento ao grudar nas roupas e cabelos, a caspa pode ocasionar ardência e coceira. As informações a respeito do que estimula o aparecimento da caspa são muitas, algum dos mitos e verdades listados abaixo você possivelmente já ouviu: 

MITOS
Lavar o cabelo diariamente aumenta a caspa: o shampoo é aliado na eliminação da secreção oleosa, portanto não aumenta o aparecimento da caspa. 
Cabelo liso tende a ter mais caspa: a aparência do fio (cacheado ou liso) não tem relação alguma com a produção das glândulas sebáceas. 

VERDADES

Usar constantemente o secador de cabelo pode causar caspa: usá-lo com frequência estimula a concentração de óleo no couro cabeludo. 
Usar boné pode causar caspa: ficar por horas seguidas com o boné na cabeça intensifica a oleosidade no couro cabeludo. 

CASPA: minimize o problema com cuidados simples 

 

Rafaela Fusieger 

Fonte: Revista Saúde / Site Minha Vida / Site Vila Mulher


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.