Você está em: Home » Notícias

 

Notica publicada em 20/05/20 às 17:37:26 hs

Coronavírus - Teleatendimento em Enfermagem

Se você é cliente da Unimed Ariquemes, e está com suspeita do novo Coronavírus, faça um Teleatendimento com profissional Enfermeiro. Esse serviço está disponível 7 dias da semana, no horário de 06h as 18h.
UNIMED ARIQUEMES | TELEATENDIMENTO - AGENDAMENTO DE CONSULTA MÉDICA - CORONAVÍRUS

 

Você apresenta um ou mais destes sintomas?

CORRIMENTO NASAL (CORIZA)
DIFICULDADE PARA RESPIRAR
DOR DE CABEÇA
DOR DE GARGANTA
DORES PELO CORPO
FEBRE
MAL ESTAR GERAL
TOSSE

 

LIGUE AGORA PARA OS TELEFONES: (69) 9.9353-1641 e/ou (69) 9.9325-2427 E, SE FOR O CASO A ENFERMEIRA IRÁ AGENDAR UMA CONSULTA PRESENCIAL COM MÉDICO COOPERADO DA UNIMED ARIQUEMES.

 

 

Diretor Clínico Hospital Telefone
DRA PRISCILA ESTELA ROSIQUE CLINICA MASTER PLÁSTICA-MONTE SINAI 3535-2441
Dr. Rubens Bucar dos Santos CASA DE SAÚDE BOM JESUS 3535-3268
Rafael da Silveira HOSPITAL SÃO FRANCISCO 3535-2431
Lucas Mesquita Rocha HOSPITAL CARLOS CHAGAS 3536-3100

 

 

O que é o novo Coronavírus?

Coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o infectado. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.


Por que o nome é coronavírus?
Porque essa família de vírus tem a característica de se parecer com uma coroa.


Período de incubação do coronavírus
O período médio de incubação por Coronavírus (COVID-19)  pode ser de 2 a 5 dias, podendo chegar a 14 dias até o início dos primeiros sintomas.


Período de transmissibilidade do coronavírus
De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Casos assintomáticos também são contagiosos.


Quais são os tipos de coronavírus?
Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:

Alpha Coronavírus 229E e NL63.
Beta Coronavírus OC43 e HKU1.
SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).
MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).
SARS-CoV-2: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.
Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

 

Como o novo Coronavírus é transmitido?

A transmissão do novo Coronavírus pode ocorrer pelo ar ou por contato pessoa com pessoa através de toque, aperto de mão, abraço, beijo, seguido de contato com a boca, nariz e olhos.

Essa transmissão também pode ocorrer por superfícies contaminadas com gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, quando essas superfícies ou objetos são tocados e em seguida a parte contaminada do seu corpo entra em contato com a boca, nariz ou olhos.

 

Como posso me prevenir?

Prevençãoprevenir

Para combate e prevenção, cuidados básicos podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o novo Coronavírus. Entre as medidas estão:

 

 

Quais são os sintomas do novo Coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. 

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

 

  

Como é feito o tratamento?

Não existe tratamento específico para infecções causadas pelo novo Coronavírus humano. A indicação é fazer repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas.

 Se você é cliente Unimed Ariquemes, assim que os primeiros sintomas surgirem à recomendação é que seja adotado o isolamento domiciliar, e realize teleatendimento com profissional Enfermeiro para receber as orientações necessárias para o seu cuidado, e se for o caso, agendar uma consulta presencial com médico cooperado.


Todos os pacientes devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: 

- Elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios;
- Taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos);
- Dor no peito;
- Fadiga (cansaço); 
- Falta de ar.

 

ABAIXO ESTÁ O FLUXOGRAMA UTILIZADO NO TELE ATENDIMENTO DA OPERADORA


Autor: Unimed de Ariquemes Cooperativa de Trabalho Médico

 

Mais fotos