Você está em: Home » Notícias

 

Notica publicada em 23/07/12 às 09:28:21 hs

Fique longe dos sapatos apertados e preserve a sa˙de dos pÚs

O uso dos calšados fechados no inverno pode agravar o desconforto causado pelo joanete
No inverno, com o uso dos calçados mais fechados, o joanete passa a incomodar ainda mais quem sofre com o problema. A deformação óssea do dedão do pé pode ser hereditária, mas é agravada pelo estilo de vida. Calçar sapatos apertados, com salto e de bico fino, piora o desconforto. Consulte um médico para aprender a lidar com a situação.

O joanete é um desvio do primeiro osso metarsiano (osso do dedão), e consequentemente das falanges, que se expressa como uma saliência na região de dentro do pé. A área torna-se inchada, dolorida, e adquire o aspecto de ser um “dedo a mais”. Conhecido popularmente como o osso saltado na lateral do pé, a deformação atinge mais as mulheres jovens. A ocorrência em adolescentes e idosos é menos comum.

A deformação tem caráter hereditário, mas conforme a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, utilizar sapatos apertados, de salto ou bico fino, pode acelerar o aparecimento do joanete. O salto tende a deslocar o peso do pé para a frente e o bico estreito aperta a região.

O uso de sapato confortável, de uma almofada especial no dedão, ou de protetores corretivos que endireitam o dedo pode ajudar a aliviar as dores. Se você precisa estar de salto em algumas ocasiões e sofre com o joanete, carregue consigo um sapato mais confortável e utilize o salto somente quando necessário.

Quando notar o problema, consulte um ortopedista. Ele passará orientações para amenizar o desconforto e poderá indicar sessões de fisioterapia. Em casos mais graves, há a opção de cirurgia. Menos invasivas do que no passado, a intervenção corrige a deformação subcutânea e realinha o osso na posição correta.

Cuidados na hora de comprar o sapato

_ Preste atenção ao tamanho e modelo de calçado que mais se adapta ao seu pé. Optar pelo modelo mais bonito, sem considerar o conforto, não vale.

_ Compre os sapatos à noite, quando os pés estão, naturalmente, mais inchados. A medida pode evitar transtornos futuros.

_ Para calçar o sapato, não se deve fazer qualquer esforço. Experimente, ande com o calçado pela loja e avalie o conforto da peça.

_Por mais que você saiba qual número calça, seja flexível para experimentar outros números. Diferentes marcas produzem confecções que costumam variar no tamanho e forma do calçado.