Você está em: Home » Notícias

 

Notica publicada em 31/08/12 às 14:12:03 hs

Sa˙de

Ariquemes, RO, Ú a segunda cidade do estado com pessoas hipertensas

De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ariquemes, RO, possui mais de 88 mil habitantes. Deste total, 13% da população tem pressão alta, conforme dados do Ministério da Saúde. Para mudar esse quadro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza palestras de orientação, consultas e exames.

Segundo o Ministério da Saúde, Ariquemes tem 11,5 mil hipertensos e só perde para Porto Velho, onde mais de 14 mil pessoas sofrem da doença. Para o coordenador de estratégia da saúde da família do município, Emerson de Souza, hábitos do cotidiano, fatores biológicos e genética contribuem para este número.

Souza adverte que sedentarismo, cigarro, bebidas alcoólicas e estresse são fatores principais para o aumento da pressão arterial. Para prevenir, o coordenador explica que a Semusa promove encontros mensais com hipertensos do município e palestras são realizadas, além da entrega de medicamentos. Nesta quarta-feira (29), o encontro aconteceu na zona rural do município.

Durante o evento, os hipertensos esclareceram dúvidas e receberam orientações sobre a doença. A aposentada Leivina Carvalho Paixão, de 64 anos, conta que é hipertensa há 14 anos e toma todos os cuidados necessários. “Eu tomo remédio todos os dias e diminuí a quantidade do sal no tempero da comida”, ressalta Paixão.

Ariquemes, RO, é a segunda cidade do estado com pessoas hipertensas


Fonte: www.alertanoticias.com.br