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Notica publicada em 10/09/11 às 04:07:09 hs

Exercícios físicos a favor da saúde

Atividades físicas bem administradas complementam tratamentos de vários problemas de saúde

A prática regular de atividades físicas pode trazer benefícios mesmo para pessoas com a saúde comprometida de alguma forma. Se indicadas e praticadas adequadamente, elas ajudam no tratamento de problemas como asma e lombalgia, mas devem sempre ter a aprovação do médico especializado.

   
Se o exercício recomendado pelo seu médico não for de seu agrado, tente conversar com ele para chegarem a outro mais prazeroso. Esforçar-se para deixar o sedentarismo de lado pode aumentar a qualidade de vida e ainda abrandar sérios problemas de saúde. Mas lembre-se de sempre seguir as instruções de um profissional apto a auxiliá-lo no esporte.
   

Veja exemplos de atividades que podem proporcionar benefícios em pessoas com asma, artrose, lombalgia, osteoporose e hipertensão:
   

Asma
A prática regular de natação ajuda a amenizar o problema. Apesar de não curar a asma, o esporte aumenta a capacidade de oxigenação dos pulmões e fortalece os músculos respiratórios. 
     

Artrose
O fortalecimento muscular ajuda a estabilizar as articulações e reduzir danos decorrentes da artrose. A musculação pode ser uma excelente aliada para conseguir esses objetivos, pois tonifica os músculos. Essa atividade não deve causar impacto, nem sobrecarregar as articulações.
    

Lombalgia
Exercícios de pilates podem ajudar a afastar as dores na região inferior da coluna e melhorar a postura. Com o equilíbrio muscoesquelético, a pressão sobre a coluna lombar tende a diminuir.
    

Osteoporose
Além de ser uma medida preventiva para esse problema, a atividade física ajuda a fortalecer os ossos e os músculos, o que diminui os riscos de quedas. A indicação da intensidade e da modalidade depende muito de cada caso.
     

Hipertensão
Além da medicação que pode ser necessária, a alimentação adequada, com atenção especial à restrição do sal, exercícios físicos também são importantes. Atividades aeróbicas e de força podem ter papéis fundamentais no tratamento e controle da pressão. Caminhar e praticar ioga são opções interessantes para hipertensos, que podem também incorporar atividades físicas no cotidiano, como usar escadas ao invés de elevadores. Lembre-se que pressão deve ser sempre monitorada.
      

Atenção! É fundamental destacar que a atividade física deve ser recomendada pelo médico que vai saber qual é a melhor opção para cada caso. As particularidades de cada pessoa devem ser respeitadas, por isso as sugestões acima expostas não podem ser generalizadas.



Fonte: Folha de S. Paulo (de 4 de junho de 2009) e Sociedade Brasileira de Hipertensão / Unimed Brasil